Portugal PT
Alterar país

Pneus sazonais

Comprar pneus de Inverno

Em alguns países europeus, os condutores são obrigados por lei a usar um conjunto de pneus de Inverno dedicados durante os meses mais frios.

No entanto, mesmo que não seja o caso na área onde reside, a utilização de pneus concebidos para condições de frio pode oferecer vantagens em termos de desempenho, com tracção e controlo melhorados em gelo e neve.

Condução mais segura a baixas temperaturas: Quando as temperaturas descem abaixo dos 7 °C, o desempenho de um pneu de Inverno é ainda melhor. Os pneus de Inverno Sava são equipados com um composto especial que contém níveis elevados de sílica, proporcionando tracção, travagem e controlo melhorados em condições de Inverno, em comparação com os pneus de Verão e para todas as estações.

Boa aderência em gelo e neve: Os blocos do piso largos e as lamelas adicionais, que consistem em pequenas fendas nos blocos do piso, melhoram a tracção em estradas frias e com gelo, enquanto permitem que o pneu disperse rapidamente a neve. Alguns pneus de Inverno também incluem pregos para uma aderência de confiança nas piores condições no Inverno.

Obedecer à lei

Alguns países europeus requerem que os condutores montem pneus de Inverno a partir de uma determinada data. Podem ser aplicáveis outras restrições a pneus com pregos, que poderão não ser permitidos em determinadas áreas ou que terão de ser removidos na Primavera. Consulte a legislação do seu país antes de efectuar a compra.

Faça a sua pesquisa

A legislação da UE requer que todos os pneus apresentem informações sobre as respectivas características de desempenho de acordo com determinados critérios. No entanto, o desempenho no Inverno não é um desses critérios. As melhores fontes de informações sobre o desempenho no Inverno dos diferentes modelos de pneus serão o seu revendedor de pneus local ou os testes realizados por grupos independentes.

Compre um conjunto completo

Não tente montar uma combinação de pneus de Verão e de Inverno, uma vez que tal irá afectar gravemente a condução, especialmente com pneus que tenham características de desempenho e padrões de piso diferentes. A utilização de uma combinação de pneus de Inverno e Verão pode tornar condições de piso escorregadio ainda mais perigosas, devido à forma diferente como aderem à superfície da estrada.

Armazenamento adequado entre utilizações

Os pneus de Inverno devem ser armazenados em sacos especiais durante os meses de Verão e devem ser sempre colocados na horizontal e não com o lado do piso virado para baixo. Um cuidado adequado irá prolongar a vida útil dos seus pneus de Inverno. O seu revendedor pode aconselhar quanto a opções de armazenamento, se não tiver espaço suficiente em casa ou no trabalho.

Inspeccionar os pneus regularmente

Verifique os pneus de Inverno em intervalos regulares para assegurar a pressão correcta e a profundidade do piso adequada. Nas áreas onde os pneus de Inverno são requeridos por lei, será aplicável uma profundidade do piso mínima. Na Sava, recomendamos que os pneus de Inverno tenham uma profundidade do piso mínima de 4 mm (para pneus de Verão, o mínimo legal na UE é de 1,6 mm).

Nunca opte pela velocidade em detrimento da segurança

Os pneus concebidos para condições no Inverno poderão ter um índice de velocidade mais baixo do que os pneus de Verão. Nunca deve exceder o índice de velocidade recomendado do seu veículo para pneus de Inverno.