Portugal PT
Alterar país

Quando é necessário substituir os meus pneus?

Obter conselhos do seu revendedor de pneus: aprenda a reconhecer os sinais que indicam que os seus pneus necessitam de ser substituídos

Quando é necessário substituir os meus pneus?

Todos os pneus necessitam de ser substituídos eventualmente. Abaixo, encontram-se alguns sinais a ter em conta.

É necessário comprar pneus novos quando:

Os pisos dos pneus estão gastos abaixo de um nível de condução segura: Todos os pisos de pneus ir-se-ão reduzindo ao longo do tempo, à medida que a borracha fica gasta. A maioria dos pneus têm indicadores de desgaste para o ajudar a identificar quando o piso está gasto abaixo de um nível seguro. Trata-se de barras de borracha rígida que se tornam visíveis quando a profundidade do piso é inferior a um determinado valor (o mínimo legal da UE é 1,6 mm).

Um padrão de desgaste do piso irregular, em que determinadas secções do piso estão a ficar gastas mais depressa do que outras, pode ser sinal de problemas com o veículo ou com os pneus. Verifique regularmente a existência de desgaste do piso dos seus pneus.

Pode verificar danos no pneu: Pequenas fissuras nos flancos do pneu (um fenómeno conhecido por "rachadelas") são sinal de que os seus pneus necessitam de ser substituídos, uma vez que os danos nesta área podem resultar em falha do pneu. Os flancos, os pisos e os ombros dos pneus também devem ser inspeccionados regularmente, para verificar a existência de cortes, bolhas e fendas. Os pneus com este tipo de danos necessitarão de ser substituídos, mesmo que a vida útil do piso ainda não tenha terminado.

Ao substituir pneus gastos ou danificados, a melhor prática consiste em substituir todos os quatro pneus em simultâneo. Se substituir apenas dois pneus, certifique-se de que estes correspondem aos outros pneus que já estão no veículo e, para obter tracção e estabilidade optimizadas, coloque os pneus novos no eixo traseiro.